
No
decorrer dos tempos, muitos pesquisadores vêm tentando comprovar
melhores formas de explicação para o desenvolvimento cognitivo das
pessoas. Grande parte desses estudos é voltada para o acompanhamento das
crianças, pois sabe-se que elas desenvolvem sua aprendizagem muito
intensamente, e esta fase deve ser bastante explorada pelos educadores
que as acompanham.
Um
dos mais importantes conceitos sobre o desenvolvimento cognitivo do
sujeito epistêmico lançado pelo psicólogo soviético Lev Semenovitch
Vygotsky - Orsha, 05 de Novembro de 1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934,
revolucionou a forma de lidar com a aprendizagem das crianças,
sobretudo, nos meios educacionais europeus e norte-americanos, no
decorrer da década de sessenta do século passado. A teoria da Zona de
Desenvolvimento Proximal marcou as novas propostas da relação
ensino-aprendizagem nas escolas do mundo inteiro.
Abaixo, o conceito definido por Ramiro Marques:
“A
ZDP consiste na distância que madeia entre o nível actual de
desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade actual de
resolver problemas individualmente e o nível de desenvolvimento
potencial, determinado através da resolução de problemas sob a
orientação de adultos ou em colaboração com os pares mais capazes.”
(...)
Como
se percebe, a ZDP definida na citação acima destacada caracteriza uma
maior “liberdade” na construção do conhecimento por parte dos sujeitos
epistêmicos, deixando a criança mais à vontade para desenvolver sua
aprendizagem, desde que esta esteja sempre acompanhada por um mediador –
professor ou par mais adiantado em relação à mesma.
Apesar
de ir de encontro a uma outra teoria muito forte na psicologia
cognitiva lançada por Piaget, quando ele diz que a aprendizagem é
limitada a estágios de desenvolvimento do sujeito, a Zona de
Desenvolvimento Proximal tem bastante credibilidade entre educadores do
mundo inteiro, pois a teoria comprova que a aprendizagem pode progredir
mais rápido do que o desenvolvimento e, consequentemente, também
torna-se desenvolvimento.
É
certo de que a presença de um par – na figura do professor ou de outra
pessoa – é um dos principais fatores que validam a teoria da ZDP, visto
que a troca de experiências relacionada à curiosidade de aprender faz
com que a aprendizagem seja muito mais significativa para qualquer
criança, desde que seja, acima de tudo, prazerosa.
Augusto França
– Graduando em Pedagogia pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL
Retirado do Site:
http://cerebropedagogico.blogspot.com.br/2010/09/zona-de-desenvolvimento-proximal-zdp.html
Texto muito interessante para entender o que é ZDP.
ResponderExcluirAcho que tanto Piaget e Vygostky possuem teorias fortes ligadas ao desenvolvimento cognitivo. O papel dos pais é fundamental para o aprendizado das crianças independente do estágio cognitivo que elas estejam. Dependendo da criança ela pode vir a se desenvolver cognitivamente mais rápido que uma criança da mesma idade.
ResponderExcluirEncantada com a forma de pensar de JeanPiaget e Vygotsky,dois gêneros da Psicologia ,uma forma de aprendizagem incrível!!A forma como eles ensinam o desenvolvimento infantil e do adolescente é perfeito
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