Vygotsky
desenvolveu várias teorias, demonstrando a importância da integração
social, como fonte do conhecimento. Algumas teorias se baseiam na
interação do indivíduo com o meio social, onde, ele pode avançar além de
seu desenvolvimento atual, até certo ponto, com a ajuda de outros
indivíduos.

Vygotsky
denominou a capacidade de realizar tarefas de forma independente de
nível de desenvolvimento real, que determina até onde a criança já
chegou, ou seja, as etapas já conquistadas pela criança.
No
entanto, a criança poderá ir um pouco mais além, ou seja, desempenhar
tarefas em nível mais avançado com a ajuda de adultos ou de companheiros
com maior capacidades. Contudo, não é qualquer criança que pode, com a
ajuda de outros, realizar qualquer tarefa. A capacidade de realizar
determinada tarefa com a ajuda de outros ocorrerá dentro de um certo
nível de desenvolvimento, não antes. Por exemplo: "Uma criança de cinco
anos pode ser capaz de construir uma torre de cubos sozinha; uma de três
anos não consegue construí-la sozinha, mas pode conseguir com a
assistência de alguém; uma criança de um ano não conseguiria realizar
essa tarefa, nem mesmo com ajuda. Uma criança que ainda não sabe andar
sozinha só vai conseguir andar com a ajuda de um adulto que a segure
pelas mãos a partir de um determinado nível de desenvolvimento. Aos três
meses de idade, por exemplo, ela não é capaz de andar nem com ajuda."
É
a partir desses dois níveis de desenvolvimento, o real e potencial que
Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal: "Ela é a distância
entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através
da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento
potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação
de um adulto ou em colaboração com pessoas com maior capacidade".
Zona
de Desenvolvimento Proximal nada mais é que a distância entre o nível
de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um
problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado
através de resolução de problemas com a orientação de um adulto ou em
colaboração com outro companheiro. Quer dizer, que as informações que a
pessoa tem potencial para aprender, mas ainda não completou o processo,
conhecimentos fora de seu alcance atual, mas que podem ser atingíveis
com um auxilio e em curto prazo.
Este
ponto de vista está relacionado com a avaliação do desenvolvimento do
aprendizado, sendo o professor o principal mediador e responsável no
desenvolvimento do aluno. Ao ponto que nesse curto espaço de tempo, é
que vai ocorrer toda interação entre professor-aluno, sendo o professor o
elo para atingir os mais altos níveis e que esse aluno progrida em seu
intelecto.
Texto muito interessante para entender o que é ZDP.
ResponderExcluirmuito bom
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