Jean Piaget (1896-1980)
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Jean Piaget
(1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na
área da psicologia do desenvolvimento.
Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros
animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e
abstracto. Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece as
pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais
significativas são mudanças qualitativas (em género) e não
qualitativas (em quantidade).
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Existem 2
aspectos principais nesta teoria: o processo de conhecer e os
estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos
essa habilidade.
· Como
biólogo, Piaget estava interessado em como é que um organismo se
adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como
inteligência) - O comportamento é controlado através de organizações
mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para
representar o mundo e para designar as acções.
· Essa
adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o
balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está.
(equilibração). Assim, estabelecer um desequilíbrio é a
motivação primária para alterar as estruturas mentais do
indivíduo.
· Piaget
descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de
adaptação: assimilação e acomodação. Estes 2 processos
são utilizados ao longo da vida à medida que a pessoa se vai
progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa.
o Capta
as grandes tendências do pensamento da criança
o
Encara as
crianças como sujeitos activos da sua aprendizagem
Lev
Vygotsky (1896-1934)
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Lev
Vygotsky desenvolveu a teoria socio-cultural do
desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem raízes na teoria
marxista do materialismo dialéctico, ou seja, que as mudanças
históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na
natureza humana.
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Vygotsky
abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação.
Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele
debruçou-se sobre o processo em si e analisou a participação do
sujeito nas actividades sociais
→ Ele propôs que o
desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as
estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento
das funções mentais.
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Ele
acreditava que a aprendizagem na criança podia ocorrer através do
jogo, da brincadeira, da instrução formal ou do trabalho entre um
aprendiz e um aprendiz mais experiente.
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O processo
básico pelo qual isto ocorre é a mediação (a ligação entre
duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através
de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vão sendo
internalizados pelo sujeito é quando os humanos adquirem a
capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada.
•
Ao contrário da
imagem de Piaget em que o indivíduo constrói a compreensão do mundo,
o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo
como dependendo mais das interacções com as pessoas e com os
instrumentos do mundo da criança
• Esses
instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou
símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.
Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo
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Vygostsky
sublinhou as influências socioculturais no desenvolvimento
cognitivo da criança:
n
O
desenvolvimento não pode
ser separado do contexto social
n
A
cultura afecta a forma
como pensamos e o que pensamos
n
Cada
cultura tem o seu próprio impacto
n
O
conhecimento depende da
experiência social
· A
criança desenvolve representações mentais do mundo através da
cultura e da linguagem.
· Os
adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da
orientação que dão e por ensinarem (“guidance and teaching”).
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Zona de Desenvolvimento Proximal
(ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e
individual.
·
Uma vez
adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a
linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de
forma a direccionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa
que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da
Linguagem.
Retirado do Site:
http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/psicdesenvcontrteoricas.htm
Muito bom para entender as etapas e ajuda a entender como se dá o desenvovimento das crianças.
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