quarta-feira, 20 de junho de 2012

Etapas de desenvolvimento segundo Jean Piaget



Segundo Piaget a aprendizagem é um processo gradual, sendo esse processo dividido em quatro estágios: estágio sensório motor, estágio pré-operatório, estágio operatório-concreto e estágio operatório-formal.

Estáio sensório motor (0-2anos): Na primeira etapa, a criança desenvolve percepções sensoriais e esquemas motores. Nessa etapa a criança não consegue representar objetos mentalmente.

Estágio pré-operatório (2anos-6anos): Na segunda etapa a criança constrói e organiza suas emoções, assim como começa a construir relações de causa e efeito.

Estágio operatório-concreto (7anos-11anos): surge o pensamento lógico. A criança possui uma organização mental integrada

Estágio operatório-formal (12anos em diante): surge o pensamento científico, isto é, o indivíduo passa a levantar hipóteses para resolver probelmas. Mesmo que essas hipóteses sejam improváveis de acontecer, como é o caso do vídeo abaixo em que uma pena pode quebrar um vidro, o indivíduo é capaz de aceitar o fato.


O vídeo abaixo mostra cada etapa de aprendizagem segundo Piaget.



4 comentários:

  1. Muito interessante o vídeo e ajuda muito a entender as etapas! #Alíria Almeida

    ResponderExcluir
  2. Sim! Nada melhor do que estudar uma teoria e ver a prática dela.

    ResponderExcluir
  3. Estupendo, as fases do Jean Piaget, foram bem resumidas, de facto, gostei muito do trabalho e do tema acima referido...

    ResponderExcluir